sexta-feira, 7 de maio de 2010

Apostila de Fisiologia Prof. Crislen

FISIOLOGIA MÓDULO 1 AULA 2
FISIOLOGIA CELULAR

A célula é a unidade estrutural e funcional básica do organismo. Apresenta componentes orgânicos e inorgânicos. Os componentes orgânicos são: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos; os compostos inorgânicos são a água e os sais minerais.
A célula é composta por estruturas chamadas organelas.

1 Membrana Plasmática
Envoltório celular de natureza lipoprotéica. Tem a função de controlar a entrada e saída de substâncias, colaborando para manter constante a composição química da célula. Por isso, costumamos dizer que a membrana possui permeabilidade seletiva.
As substâncias atravessam a membrana de duas maneiras: transporte passivo (sem gasto de energia) e transporte ativo (com gasto de energia).

1.1 Transporte passivo por difusão
Movimento das moléculas da região onde há maior concentração, em direção aquela com menor concentração. Isto ocorre até as moléculas ficarem espalhadas de maneira uniforme.
Como exemplo temos o oxigênio, que entra sempre na célula pois é continuamente gasto no processo de respiração celular. A respiração celular produz gás carbônico, este está sempre em maior concentração no interior da célula do que fora.
1.2 Transporte passivo por osmose
Na osmose, o meio com menor concentração de soluto (hipotônico) sede água (solvente), através da membrana semipermeável, para o meio mais concentrado (hipertônico). A concentração de sais na célula é controlada por osmose.



• Transporte facilitado
Presença de proteínas transportadores chamadas permeases. Obedece a lei da difusão (mais concentrado para o menos concentrado), consequentemente, não há gasto de energia.
Algumas substâncias são impedidas de entrar na célula através da camada de lipídios, como, por exemplo, a glicose que é pouco solúvel em lipídio. Por isso, a importância das proteínas carregadoras.

• Transporte ativo por proteínas da membrana
Nesse tipo de transporte ocorre o movimento do soluto contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o mais concentrado. Depende de proteínas especiais, as ATP-ases, que, com grande gasto de energia, ligam-se com a substância de um lado da membrana, soltando-a do outro lado.
Como exemplo temos a bomba de sódio (Na+) e potássio (K+). A concentração de sódio fora da célula é maior do que no seu interior, ocorrendo o oposto com o potássio. Esses íons atravessam a membrana normalmente de forma passiva através dos poros. O processo ativo permite a manutenção da concentração diferencial.
A manutenção da alta quantidade de K+ dentro da célula é importante na síntese de proteínas e em algumas etapas da respiração celular. Além disso, a diferença de carga elétrica na membrana, especialmente nas células nervosas e musculares, propiciam a transmissão de impulsos elétricos.



• Transporte ativo por endocitose e exocitose
Normalmente, a membrana permite a passagem de pequenas moléculas e íons. As macromoléculas como as proteínas, ácidos nucléicos e polissacarídeos precisam ser digeridas ou hidrolisadas (aminoácidos, nucleotídeos e monossacarídeos, respectivamente). A hidrólise consiste em uma reação química de quebra de uma molécula utilizando a enzima hidrolase (que contém água).
Há casos em que a célula utiliza um expediente particular para capturar ou eliminar partículas maiores, denominado endocitose e exocitose.
A endocitose é a captura, e pode ser de dois tipos: fagocitose e pinocitose.
Na fagocitose a célula ingere partículas grandes como micro-organismos ou resíduos celulares. A membrana plasmática retém a partícula e se invagina (o citoplasma forma expansões, os pseudópodes; pseudo= falso, podes= pés), envolvendo a molécula. Forma-se uma vesícula de englobamento, que coloca a molécula numa cavidade no interior da célula. Nesta cavidade ocorrerá a digestão e absorção dos produtos. Ex: Glóbulos brancos fagocitam e protegem o corpo contra bactérias invasoras.
Na pinocitose, através de invaginações da membrana, a célula captura pequenas gotículas. Ex: Células do intestino delgado utilizam pinocitose para transformar gordura e lançar nos vasos linfáticos.
Já a exocitose, é o processo de eliminação de produtos para fora da célula através de pequena vesícula junto a membrana. Ex: Proteínas e enzimas sintetizadas no Complexo de Golgi são lançadas (esse processo também é chamado de clasmocitose) para o meio extracelular.

Apostila de Anatomia. Prof. Crislen

Para aqueles que não receberam por e-mail, aqui esta a apostila:
ANATOMIA AULA 5
SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso pode ser dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).
O SNC inclui o encéfalo e a medula espinhal. Sua principal função é interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as aos órgãos do corpo responsáveis pelas ações. O SNP é constituído pelos nervos e gânglios nervosos. Sua função é conduzir informações das diversas partes do corpo até o SNC e vice-versa.
O tecido nervoso contém dois tipos de células: neurônios e células de suporte. As células de suporte que mantém os neurônios em sua posição e evitam que os sinais sejam dispersados. No SNC, essas células são chamadas neuroglia, e no SNP, células de Schwann.

1 SNC
O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Estas estruturas são envolvidas por três membranas de tecido conjuntivo, as meninges (dura-máter, aracnóide e pia-máter). O espaço entre as meninges e o SNC é preenchido por um fluído chamado líquor, ou líquido cerebroespinal. O líquor tem a função de amortecer eventuais choques contra os ossos que envolvem o SNC (ossos do crânio e coluna vertebral).

1.1 Encéfalo
O encéfalo humano tem cerca de 1,4kg nas pessoas adultas e preenche totalmente a caixa craniana. As principais partes do encéfalo humano são: cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
O cérebro é a maior porção do encéfalo e está dividido nos hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Os hemisférios cerebrais são unidos por uma faixa de substância branca que forma um grande trato fibroso chamado corpo caloso. Cada hemisfério cerebral tem quatro lobos principais: frontal, parietal, temporal e occiptal; que são denominados de acordo com os ossos do crânio que os recobrem.
A camada mais externa dos hemisférios cerebrais, cuja espessura varia entre 1cm e 2cm, é o córtex cerebral. O córtex é constituído por mais de 20 bilhões de corpos celulares de neurônios. Por seu aspecto, recebeu no passado a denominação de substância cinzenta. A região mais interna dos hemisférios cerebrais é constituída por neufibrilas (dentritos e axônios), que levam informações ao córtex e trazem dele instruções para o funcionamento corporal. Sua aparência mais clara que a do córtex, devido a bainha de mielina (substância lipídica) que envolve os axônios, recebeu a denominação de substância branca.
Alguns dos sulcos mais profundos dos hemisférios cerebrais delimitam áreas conhecidas como lobos, que coordenam funções específicas. A porção anterior de cada hemisfério é conhecida como lobo frontal, responsável por controlar os músculos esqueléticos, o pensamento (planejamento, comportamento e limites), a fala e o olfato. Os lobos parietais, localizado nas laterais superiores da cabeça, estão relacionados a recepção dos sentidos como tato, dor e temperatura do corpo, além disso é nos permite a localização do corpo no espaço. Os lobos temporais estão situados nas regiões laterais inferiores da cabeça, e estão relacionados a memória e audição. Os lobos occipitais, situados na parte posterior da cabeça, estão ligados a visão.
O cérebro humano, com seu grande poder de áreas associativas, é considerado o centro da inteligência e do aprendizado. A atividade do cérebro humano demanda mais de 17% do sangue bombeado do coração e utiliza cerca de 20% do gás oxigênio inalado, apesar de corresponder a apenas 2% do peso corporal.
Na base do cérebro estão localizadas duas massas ovóides de substância cinzenta, o tálamo e o hipotálamo. Todas as mensagens sensoriais, com exceção das provenientes dos receptores do olfato, passam pelo tálamo antes de atingir o córtex cerebral. O tálamo também atua na regulação do estado de consciência, atenção e alerta.
O hipotálamo é uma estrutura do tamanho aproximado de um grão de ervilha, localizado sob o tálamo. Essa região é importante na homeostase corporal, ou seja, no ajuste do organismo as variações externas. Por exemplo, é o hipotálamo que controla a temperatura corporal, o apetite e o equilíbrio hídrico do corpo. Além disso, é o principal centro da expressão emocional (por provocar alterações no estado fisiológico do corpo) e do comportamento sexual. O hipotálamo atua também na integração entre os sistemas nervosos e endócrinos, sendo responsável pela ativação de diversas glândulas produtoras de hormônio.
O cerebelo fica encaixado entre a parte posterior do cérebro e a ponte. Ele conecta-se ao tálamo, ao tronco encefálico e a medula espinhal por inúmeras fibras nervosas.
O cerebelo recebe informações de diversas áreas do encéfalo e da medula, sobre a posição das articulações e o grau de estiramento dos músculos, bem como informações auditivas e visuais. Com base nessas informações, o cerebelo coordena os movimentos e orienta a postura corporal (controla a marcha, movimentos com a cabeça, equilíbrio, coordenação, força e velocidade dos músculos). Quando uma parte do corpo é movimentada, o cerebelo coordena a movimentação das outras partes do corpo para manter o equilíbrio. É graças a ele que podemos realizar ações altamente coordenadas e complexas como andar de bicicleta, jogar tênis e tocar violão.
O tronco encefálico é dividido em mesencéfalo, ponte e bulbo. Contém importantes centros de controle das funções vitais, como controle da respiração, vaso-motor e do vômito.



1.2 Medula Espinhal
A medula espinhal se estende do tronco encefálico até a 2ª vértebra lombar, quando se ramifica, sendo denominada cauda eqüina. A medula está localizada no interior do canal vertebral.
A medula é revestida por três meninges e tem um canal interno, ambas as regiões são preenchidas com líquor.
A medula é constituída no seu interior por substância cinzenta (corpos celulares neuronais), e o restante por substância branca (feixes de fibras). Ela tem a função de intermediar a comunicação entre o corpo e o encéfalo. As informações das diversas partes do corpo passam pela medula até chegarem ao encéfalo; e as ordens elaboradas no encéfalo retornam pela medula até chegar aos seus destinos.
Serve também como área integradora para coordenação de muitas atividades neurais subconscientes, como a retirada reflexa de parte do corpo frente a um estímulo doloroso e movimentos grosseiros da marcha.

2 SNP
É constituído pelos nervos e gânglios nervosos. Os nervos são prolongamentos de axônio (reunião de vários axônios) que partem do encéfalo e da medula, ramificando-se e atingindo todas as partes do corpo.
Os gânglios são grupos de corpos celulares de neurônios, localizados próximos a coluna vertebral de onde partem os nervos.
Costuma-se classificar os nervos em aferentes e eferentes. Os nervos aferentes conduzem informações sensoriais de toda a superfície e das estruturas do corpo para o SNC. Esses sinais são transmitidos a praticamente todas as outras regiões do sistema nervoso, onde vai ocorrer a análise e o processamento da informação sensorial. Assim, o sistema nervoso controla as atividades do corpo.
As respostas motoras são conduzidas do SNC ao SNP através dos nervos eferentes, produzindo a contração dos músculos esqueléticos, contração dos músculos lisos dos órgãos internos e a secreção de glândulas endócrinas e exócrinas em muitas regiões do corpo.
Os nervos também são classificados de acordo com a região do sistema nervoso a qual estão unidos: nervos ligados ao encéfalo são chamados nervos cranianos, e nervos ligados a medula são chamados de nervos raquidianos ou espinhais.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Comunicado

Atenção todos os alunos de Análises Clínicas:
Próxima segunda dia 10 de maio não haverá aula.