sexta-feira, 7 de maio de 2010

Apostila de Fisiologia Prof. Crislen

FISIOLOGIA MÓDULO 1 AULA 2
FISIOLOGIA CELULAR

A célula é a unidade estrutural e funcional básica do organismo. Apresenta componentes orgânicos e inorgânicos. Os componentes orgânicos são: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos; os compostos inorgânicos são a água e os sais minerais.
A célula é composta por estruturas chamadas organelas.

1 Membrana Plasmática
Envoltório celular de natureza lipoprotéica. Tem a função de controlar a entrada e saída de substâncias, colaborando para manter constante a composição química da célula. Por isso, costumamos dizer que a membrana possui permeabilidade seletiva.
As substâncias atravessam a membrana de duas maneiras: transporte passivo (sem gasto de energia) e transporte ativo (com gasto de energia).

1.1 Transporte passivo por difusão
Movimento das moléculas da região onde há maior concentração, em direção aquela com menor concentração. Isto ocorre até as moléculas ficarem espalhadas de maneira uniforme.
Como exemplo temos o oxigênio, que entra sempre na célula pois é continuamente gasto no processo de respiração celular. A respiração celular produz gás carbônico, este está sempre em maior concentração no interior da célula do que fora.
1.2 Transporte passivo por osmose
Na osmose, o meio com menor concentração de soluto (hipotônico) sede água (solvente), através da membrana semipermeável, para o meio mais concentrado (hipertônico). A concentração de sais na célula é controlada por osmose.



• Transporte facilitado
Presença de proteínas transportadores chamadas permeases. Obedece a lei da difusão (mais concentrado para o menos concentrado), consequentemente, não há gasto de energia.
Algumas substâncias são impedidas de entrar na célula através da camada de lipídios, como, por exemplo, a glicose que é pouco solúvel em lipídio. Por isso, a importância das proteínas carregadoras.

• Transporte ativo por proteínas da membrana
Nesse tipo de transporte ocorre o movimento do soluto contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio menos concentrado para o mais concentrado. Depende de proteínas especiais, as ATP-ases, que, com grande gasto de energia, ligam-se com a substância de um lado da membrana, soltando-a do outro lado.
Como exemplo temos a bomba de sódio (Na+) e potássio (K+). A concentração de sódio fora da célula é maior do que no seu interior, ocorrendo o oposto com o potássio. Esses íons atravessam a membrana normalmente de forma passiva através dos poros. O processo ativo permite a manutenção da concentração diferencial.
A manutenção da alta quantidade de K+ dentro da célula é importante na síntese de proteínas e em algumas etapas da respiração celular. Além disso, a diferença de carga elétrica na membrana, especialmente nas células nervosas e musculares, propiciam a transmissão de impulsos elétricos.



• Transporte ativo por endocitose e exocitose
Normalmente, a membrana permite a passagem de pequenas moléculas e íons. As macromoléculas como as proteínas, ácidos nucléicos e polissacarídeos precisam ser digeridas ou hidrolisadas (aminoácidos, nucleotídeos e monossacarídeos, respectivamente). A hidrólise consiste em uma reação química de quebra de uma molécula utilizando a enzima hidrolase (que contém água).
Há casos em que a célula utiliza um expediente particular para capturar ou eliminar partículas maiores, denominado endocitose e exocitose.
A endocitose é a captura, e pode ser de dois tipos: fagocitose e pinocitose.
Na fagocitose a célula ingere partículas grandes como micro-organismos ou resíduos celulares. A membrana plasmática retém a partícula e se invagina (o citoplasma forma expansões, os pseudópodes; pseudo= falso, podes= pés), envolvendo a molécula. Forma-se uma vesícula de englobamento, que coloca a molécula numa cavidade no interior da célula. Nesta cavidade ocorrerá a digestão e absorção dos produtos. Ex: Glóbulos brancos fagocitam e protegem o corpo contra bactérias invasoras.
Na pinocitose, através de invaginações da membrana, a célula captura pequenas gotículas. Ex: Células do intestino delgado utilizam pinocitose para transformar gordura e lançar nos vasos linfáticos.
Já a exocitose, é o processo de eliminação de produtos para fora da célula através de pequena vesícula junto a membrana. Ex: Proteínas e enzimas sintetizadas no Complexo de Golgi são lançadas (esse processo também é chamado de clasmocitose) para o meio extracelular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário