sexta-feira, 7 de maio de 2010

Apostila de Anatomia. Prof. Crislen

Para aqueles que não receberam por e-mail, aqui esta a apostila:
ANATOMIA AULA 5
SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso pode ser dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).
O SNC inclui o encéfalo e a medula espinhal. Sua principal função é interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as aos órgãos do corpo responsáveis pelas ações. O SNP é constituído pelos nervos e gânglios nervosos. Sua função é conduzir informações das diversas partes do corpo até o SNC e vice-versa.
O tecido nervoso contém dois tipos de células: neurônios e células de suporte. As células de suporte que mantém os neurônios em sua posição e evitam que os sinais sejam dispersados. No SNC, essas células são chamadas neuroglia, e no SNP, células de Schwann.

1 SNC
O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Estas estruturas são envolvidas por três membranas de tecido conjuntivo, as meninges (dura-máter, aracnóide e pia-máter). O espaço entre as meninges e o SNC é preenchido por um fluído chamado líquor, ou líquido cerebroespinal. O líquor tem a função de amortecer eventuais choques contra os ossos que envolvem o SNC (ossos do crânio e coluna vertebral).

1.1 Encéfalo
O encéfalo humano tem cerca de 1,4kg nas pessoas adultas e preenche totalmente a caixa craniana. As principais partes do encéfalo humano são: cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
O cérebro é a maior porção do encéfalo e está dividido nos hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Os hemisférios cerebrais são unidos por uma faixa de substância branca que forma um grande trato fibroso chamado corpo caloso. Cada hemisfério cerebral tem quatro lobos principais: frontal, parietal, temporal e occiptal; que são denominados de acordo com os ossos do crânio que os recobrem.
A camada mais externa dos hemisférios cerebrais, cuja espessura varia entre 1cm e 2cm, é o córtex cerebral. O córtex é constituído por mais de 20 bilhões de corpos celulares de neurônios. Por seu aspecto, recebeu no passado a denominação de substância cinzenta. A região mais interna dos hemisférios cerebrais é constituída por neufibrilas (dentritos e axônios), que levam informações ao córtex e trazem dele instruções para o funcionamento corporal. Sua aparência mais clara que a do córtex, devido a bainha de mielina (substância lipídica) que envolve os axônios, recebeu a denominação de substância branca.
Alguns dos sulcos mais profundos dos hemisférios cerebrais delimitam áreas conhecidas como lobos, que coordenam funções específicas. A porção anterior de cada hemisfério é conhecida como lobo frontal, responsável por controlar os músculos esqueléticos, o pensamento (planejamento, comportamento e limites), a fala e o olfato. Os lobos parietais, localizado nas laterais superiores da cabeça, estão relacionados a recepção dos sentidos como tato, dor e temperatura do corpo, além disso é nos permite a localização do corpo no espaço. Os lobos temporais estão situados nas regiões laterais inferiores da cabeça, e estão relacionados a memória e audição. Os lobos occipitais, situados na parte posterior da cabeça, estão ligados a visão.
O cérebro humano, com seu grande poder de áreas associativas, é considerado o centro da inteligência e do aprendizado. A atividade do cérebro humano demanda mais de 17% do sangue bombeado do coração e utiliza cerca de 20% do gás oxigênio inalado, apesar de corresponder a apenas 2% do peso corporal.
Na base do cérebro estão localizadas duas massas ovóides de substância cinzenta, o tálamo e o hipotálamo. Todas as mensagens sensoriais, com exceção das provenientes dos receptores do olfato, passam pelo tálamo antes de atingir o córtex cerebral. O tálamo também atua na regulação do estado de consciência, atenção e alerta.
O hipotálamo é uma estrutura do tamanho aproximado de um grão de ervilha, localizado sob o tálamo. Essa região é importante na homeostase corporal, ou seja, no ajuste do organismo as variações externas. Por exemplo, é o hipotálamo que controla a temperatura corporal, o apetite e o equilíbrio hídrico do corpo. Além disso, é o principal centro da expressão emocional (por provocar alterações no estado fisiológico do corpo) e do comportamento sexual. O hipotálamo atua também na integração entre os sistemas nervosos e endócrinos, sendo responsável pela ativação de diversas glândulas produtoras de hormônio.
O cerebelo fica encaixado entre a parte posterior do cérebro e a ponte. Ele conecta-se ao tálamo, ao tronco encefálico e a medula espinhal por inúmeras fibras nervosas.
O cerebelo recebe informações de diversas áreas do encéfalo e da medula, sobre a posição das articulações e o grau de estiramento dos músculos, bem como informações auditivas e visuais. Com base nessas informações, o cerebelo coordena os movimentos e orienta a postura corporal (controla a marcha, movimentos com a cabeça, equilíbrio, coordenação, força e velocidade dos músculos). Quando uma parte do corpo é movimentada, o cerebelo coordena a movimentação das outras partes do corpo para manter o equilíbrio. É graças a ele que podemos realizar ações altamente coordenadas e complexas como andar de bicicleta, jogar tênis e tocar violão.
O tronco encefálico é dividido em mesencéfalo, ponte e bulbo. Contém importantes centros de controle das funções vitais, como controle da respiração, vaso-motor e do vômito.



1.2 Medula Espinhal
A medula espinhal se estende do tronco encefálico até a 2ª vértebra lombar, quando se ramifica, sendo denominada cauda eqüina. A medula está localizada no interior do canal vertebral.
A medula é revestida por três meninges e tem um canal interno, ambas as regiões são preenchidas com líquor.
A medula é constituída no seu interior por substância cinzenta (corpos celulares neuronais), e o restante por substância branca (feixes de fibras). Ela tem a função de intermediar a comunicação entre o corpo e o encéfalo. As informações das diversas partes do corpo passam pela medula até chegarem ao encéfalo; e as ordens elaboradas no encéfalo retornam pela medula até chegar aos seus destinos.
Serve também como área integradora para coordenação de muitas atividades neurais subconscientes, como a retirada reflexa de parte do corpo frente a um estímulo doloroso e movimentos grosseiros da marcha.

2 SNP
É constituído pelos nervos e gânglios nervosos. Os nervos são prolongamentos de axônio (reunião de vários axônios) que partem do encéfalo e da medula, ramificando-se e atingindo todas as partes do corpo.
Os gânglios são grupos de corpos celulares de neurônios, localizados próximos a coluna vertebral de onde partem os nervos.
Costuma-se classificar os nervos em aferentes e eferentes. Os nervos aferentes conduzem informações sensoriais de toda a superfície e das estruturas do corpo para o SNC. Esses sinais são transmitidos a praticamente todas as outras regiões do sistema nervoso, onde vai ocorrer a análise e o processamento da informação sensorial. Assim, o sistema nervoso controla as atividades do corpo.
As respostas motoras são conduzidas do SNC ao SNP através dos nervos eferentes, produzindo a contração dos músculos esqueléticos, contração dos músculos lisos dos órgãos internos e a secreção de glândulas endócrinas e exócrinas em muitas regiões do corpo.
Os nervos também são classificados de acordo com a região do sistema nervoso a qual estão unidos: nervos ligados ao encéfalo são chamados nervos cranianos, e nervos ligados a medula são chamados de nervos raquidianos ou espinhais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário